Segundo denúncias publicadas por este jornal, a secretária de saúde de Belterra, Elizelma Macedo, estaria envolvida em desvios de recursos e devoluções de cheques. Em contato com nossa equipe de reportagem, Elizelma Macedo fez sua defesa: “Não tem fundamento estas denúncias. Se o vereador Ulisses Medeiros tem conhecimento dessas denúncias é porque, enquanto ele prega moralidade na Câmara, o pai dele troca todos os cheques em Belterra, cobrando taxa de 5%”, denunciou a Secretária.
“Os servidores públicos em Belterra recebem em cheque e a maioria troca com o pai dele, José Pissica”, cita Elizelma.
A Secretária de Saúde de Belterra, em declaração ao jornal O Impacto, se defendeu das acusações feitas, segundo ela, por membros de seu próprio partido, PMDB, e que começaram desde que ela saiu da Câmara Municipal e assumiu a Secretaria de Saúde. ”Eu posso dizer que hoje a saúde está 70% melhor que antes”, citou Elizelma. Segundo a Secretária, ”hoje a saúde pública municipal está mais humanizada, temos cinco PSFs, postos de saúde funcionando, um deles construído na minha gestão, o PSF Maria, na Estrada Quatro, em um curto período de sete meses”, disse Elizelma.
A Secretária de Saúde de Belterra citou, também, que vai inaugurar o serviço do Samu, ainda nesse mês de agosto, além de médicos pediatras, ultrassonografia, fisioterapia, laboratório, serviço e Raio-X no Hospital Municipal. Convenhamos, uma verdadeira proeza digna de uma guerreira, a exemplo da secretária Elizelma, que mostra que tem fibra em um cargo onde muitos enfraquecem.
Críticas - Quanto às críticas de que foi vítima, Elizelma se defende mostrando trabalho. ”É bom ir lá para comprovar o que estou dizendo. Meu sonho é cada vez mais trabalhar para beneficiar ainda melhor o povo de Belterra”, falou. A Secretária diz que apesar dos recursos serem muito poucos, procura fazer o melhor. “Antes o paciente tinha que se deslocar até Santarém. Hoje é tudo diferente, essas pessoas são atendidas aqui mesmo em Belterra, graças a Deus e ao nosso trabalho”, disse Elizelma.
Mais de 150 consultas por dia, além de outros benefícios à saúde pública belterrense, são fatos comprovados na gestão de Elizelma. Agentes de saúde trabalhando e o Município quase todo coberto com ações da saúde pública municipal.
Elizelma Macêdo se defendeu das acusações das quais foi alvo. “Isso tudo começou na época em que o prefeito Geraldo Pastana se dispôs a apoiar meu nome para presidente da Câmara; teve um entendimento com o deputado Antônio Rocha, procurou o PMDB várias vezes para apoiar meu nome, mas o PMDB de Belterra negou esse apoio”, segundo ela, a alegação foi que: “não havia votos para me eleger”, contou. Conclusão: Ela teve os votos da oposição, menos os do PMDB. “Eu acho que estas críticas estão sendo feitas porque estou me destacando politicamente”, analisou a secretária. “Os próprios parceiros de partido se sentem enciumados e tentam denegrir minha imagem”, finalizou a Secretária e Vereadora licenciada.
Por: Carlos Cruz