Páginas

sábado, 27 de outubro de 2012

A COMPOSIÇÃO DA CÂMARA A PARTIR DE 2013



BETÃO - PMDB - 415 votos - Eleito pela primeira vez em 2004 pelo PT, e logo após mudou-se para o PMDB, partido pelo qual tentou a reeleição em 2008, sem sucesso, conseguindo apenas a suplência, e que só exerce o mandato devido à cassação da ex-vereadora Zelma (antiga PMDB hoje PT)- assim como em 2004, Ernesto Domingues (seu verdadeiro nome), sagrou-se como o vereador mais votado na disputa pelas cadeiras do Legislativo.









Professor HELIVELTON - PT 399 votos - Belterrense, morador da Estrada 08, emerge como uma nova liderança política, que já vinha atuando à frente da Coordenadoria de Desportos, onde realizou um excelente trabalho, seu lema de campanha foi : "Seriedade e respeito ao povo", e conseguiu seu objetivo pela primeira vez que lançou seu nome como candidato a Vereador.


DAM - PMDB - 390 votos- também obteve sucesso em sua primeira tentativa na disputa ao Legislativo

SERJÃO - DEM - 368 votos - Morador da Comunidade de Amapá BR 163, atua no setor da Agricultura, tentou pela primeira vez em 2008, e agora consegue sua eleição como o quarto mais votado.

LAURA MOTA - PMDB - 340 votos - Pleiteou pela primeira vez em 2004, mas somente em 2008 conseguiu sua eleição, e agora avança para seu segundo mandato se firmando como uma forte liderança na legenda.
MALÚ - DEM - 331 votos - Elegeu-se pela primeira vez em 2000 pelo PDT, e pela mesma sigla partidária reelegeu-se em 2004; já em 2008 pelo DEM conquistou seu terceiro mandato consecutivo e agora garante mais 4 anos, sendo a primeira na história do legislativo belterrense a exercer o maior número de mandatos até aqui.
WILLAMES - PT - 317 votos - Jovem liderança, que conquistou destaque no segmento da Juventude em Belterra, pelo qual foi indicado a ser membro da Executiva do Conselho da Cidadania; ocupou vários cargos de confiança na administração do Prefeito Geraldo Pastana, e com o lema " A juventude faz a diferença", conseguiu com apoio da força jovem, conquistar uma das cadeiras da Câmara Municipal.

JOÃO PEDRO - PT -  306 votos - Liderança da Região do Tapajós, suas experiências sindical e das lutas em prol das comunidades que pertencem à Flona, foram consideradas, na hora dos moradores daquela região decidirem eleger um representante "nato", e agora de fato o Tapajós passa a ter uma VOZ no legislativo.

Cabo FRANK - DEM - 293 votos - Belterrense, sua família reside na Comunidade de Porto Novo, servidor público estadual (PM), também obteve êxito em sua primeira candidatura ao cargo de Vereador.

MÁRLISSON - PT - 286 votos - Filho da ex-vereadora Zelma, consegue sua eleição e entra para a história como o Vereador mais jovem a ocupar o cargo.

JOÃO DO MEL - PV - 237 votos - Belterrense, morador do Bairro de Santa Luzia (Vila 129), trabalhador do ramo de criação de abelhas e mel, sendo o maior exportador do produto do município, Joãozinho, como é conhecido surge como a mais nova liderança política da Vila 129, também em sua primeira tentativa na disputa pelo cargo.

Quem desses 11 será o (a) proximo (a) Presidente do Legislativo belterrense? e quais comporão a base de sustentação, além dos vereadores do PT, ao governo da Prefeita Dilma Serrão? como serão as atuações dos novos edis da Bela Terra? e o PMDB, partido que nas primeiras legislaturas fazia a maioria e agora a cada ano vem perdendo espaço, retorna desta vez apenas com 3, como atuará nos 4 anos? todas essas perguntas, só o tempo dirá, porém, os eleitores estarão mais uma vez observando, para depois decidirem quem merecerá ou não votar em 2016, quem viver verá!

O BLOG DO EZEQUIAS BORGES, deseja a todos um bom mandato! e que todos possam entrar para a história de BELTERRA de uma maneira que nos orgulhe quando forem lembrados futuramente.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

APENAS 3 VEREADORES SE REELEGEM E 8 NOVATOS ESTREARÃO NA CÂMARA MUNICIPAL DE BELTERRA


Em 2013 iniciará uma nova fase no Legislativo belterrense, e desta vez com um cenário diferente do que se costumava presenciar. O PMDB, que já teve a oportunidade de eleger 6 vereadores, depois 5, depois 4, na próxima legislatura contará com 3, mas dos 3 apenas 1 novato, o Sr. Damião ou DAM, que apesar de novidade foi o segundo mais votado da legenda e o 3º na colocação geral, com 390 votos; O mais votado de 2012, foi também o mais votado de 2004, sim, o Ernesto Domingues, que o povo de Belterra conhece como "Betão", desde 2004 quando se elegeu pelo PT e terminou o mandato pelo PMDB, em 2008 não se reelegeu, e só assumiu a vaga devido a cassação da ex-Vereadora Zelma; porque ele foi o mais votado?? (415 votos) quem sabe um dia nós saberemos! a Vereadora Laura Mota, que exerce seu primeiro mandato, mais uma vez obteve a aprovação desta vez de 340 eleitores, e avança para a próxima legislatura. Pelo DEM, a vereadora Malú segue firme para seu 4º mandato consecutivo, após obter 331 votos, e desta vez, terá como companheiros de bancada, o belterrense Cabo Frank (morador do Porto Novo) e o sr. Serjão que em 2008 havia conseguido somente uma das suplências; Já o PT que desde 1996 não ultrapassava a marca de 2 vereadores, sendo inclusive o primeiro partido a eleger uma mulher como vereadora Raimunda Lúcia (eleita em 1996 e reeleita em 2000), desta vez emplaca 4 vereadores, o belterrense Professor Helivelton, o segundo colocado no total geral de votos, 399, que surge como uma jovem e forte liderança; João Pedro, liderança na região do Tapajos com 306 votos, sendo a concretização do objetivo daquela região quando se propôs a eleger um representante nato; o jovem líder Willames, que obteve apoio maciço do segmento jovem militante e não militante do PT, com 317 votos e o também jovem Marlisson, filho da ex-vereadora Zelma, estes irão compor a bancada do PT. O PV estréia na Câmara, com o belterrense João do mel, residente na Vila 129, que participou da coligação "Por amor a Belterra" liderada pelo PMDB.
Estes serão os próximos vereadores a representar o povo de Belterra ( e não suas legendas) e com essa renovação, que era esperada pela maioria dos belterrenses, esperamos todos nós, que não aconteça o que aconteceu em 2011, quando a "casa do povo" ficou cercada de policiais impedindo a entrada dos que "outorgaram" poderes aos que realizavam uma sessão trancados dentro do salão de reuniões, movidos, talvez por interesses, que vislumbravam uma outra realidade política a partir de 2013.

DILMA, A PRIMEIRA BELTERRENSE A OCUPAR O CARGO DE PREFEITA


A exemplo de 2004, quando o Prefeito Geraldo Pastana venceu as eleições por 6 votos de diferença do segundo colocado Juva do PMDB,e as reações do grupo derrotado não foram das mais amistosas, e intentaram inclusive anular aquela eleição e impedir a diplomação de Pastana, este ano parece que a história se repete, e várias acusações foram levantadas sobre possível "compra" de votos em benefício da candidata eleita, mas tanto este como vários boatos que surgiram desde o dia 7 (inventaram até que uma urna havia desaparecido), ainda estão no campo de CONJECTURAS, e nada , absolutamente nada foi comprovado e segundo a coordenação da coligação eleita, não haverá como provar tais suposições, pois a coligação não utiliza nem utilizará desses meios para disputar uma eleição. Enquanto isso, as comemorações prosseguem, pois o que importa, para os eleitores de Dilma é o resultado oficial das urnas reconhecido pela Justiça Eleitoral

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Dilma Serrão (PT) é eleita Prefeita de Belterra



A Coligação "Quero mais para Belterra" composta pelos partidos, PT, PSC, PSB, PDT, PPL e PRTB, foi a vencedora no pleito municipal de 2012, elegendo a primeira mulher que ocupará o cargo de Prefeita na Bela Terra. Tão logo encerrou-se a votação, a expectativa pela apuração tomou conta de todos os candidatos e militantes dos partidos que estava envolvidos no processo político, e apesar da diferença apertada, Belterra terá uma belterrense à frente da Prefeitura a partir de 2013.
Dos 13.605 eleitores belterrenses, 11.228 compareceram para votar, e ainda foi registrado 302 votos nulos e 94 em branco.
O resultado final da eleição ficou assim:

Dilma 3.846 votos
Dr. Macedo 3.821 votos
Ulisses 3.165 votos

Além da eleição de sua candidata o PT emplaca desta vez, 4 vereadores na Câmara Municipal; Professor Helivelton (399 votos), Willames (317 votos), João Pedro (306 votos) e Márlisson (filho da ex´vereadora Zelma, com 206 votos)

sábado, 6 de outubro de 2012

E pela 5ª vez os belterrenses elegerão seus legítimos representantes



Só pra recapitular, em 1996:
1° lugar - PMDB, com a eleição do primeiro Prefeito e 7 dos 9 Vereadores
2° lugar - PFL, sem nenhum vereador eleito
3° lugar - PT, com 02 vereadores eleitos (inclusive a primeira mulher vereadora)

Em 2000
1° lugar - PMDB já coligado com o PSDB, com a reeleição do primeiro Prefeito com 5 vereadores
2° lugar - PDT com eleição de 01 vereador
3° lugar - PT com reeleição de 01 vereador - ( e estrearam na câmara 01 vereador do PSDB e 01 do PTB)
Em 2004
1° lugar - PT com eleição do Prefeito e Vice-Prefeito e ainda  02 vereadores
2° lugar - PMDB com eleição de 05 vereadores
3°lugar - PTB com eleição de 01 vereador

Em 2008
1° lugar PT - já coligado com PDT reeleição do Prefeito e eleição de 02 vereadores
2° lugar - PMDB/PFL/PSDB/PP etc.. com eleição de 07 vereadores

Neste ano voltamos a ter 3 candidaturas disputando o majoritário, e a campanha por si só já entra pra história belterrense, por apresentar nomes diferentes do que se costumava ouvir nas campanhas anteriores, o Projeto Democrático Participativo, liderado pelo PT e seus aliados PSB, PSC, PDT, PRTB e PPL, apresenta o nome da Professora belterrense Dilma Serrão, como candidata à sucessão, tendo como candidato a Vice-Prefeito o Médico odontólogo Flávio Germani, que há 12 anos vem atuando em nosso Município; Pelo PMDB, é apresentado o nome do também belterrense, o Professor Ulisses Medeiros, tendo como candidato a vice-prefeito, o também professor Davirlei Sampaio do PSDB, apoiados por duas coligações que visam as eleições na proporcional. Pelo quadro que se apresentou ao final da campanha de 2008 e no início de 2009 quando o DEM tentou eleger a Vereadora Malú como Presidente do Legislativo, estratégia que só não se consolidou em virtude de uma manobra dos líderes do PMDB que culminou com a eleição do vereador Reginaldo Lobo (PP de carteirinha e PMDB de coração), era de se esperar que o DEM não apoiaria como em 2000, 2004 e 2008 a coligação encabeçada pelo PMDB, e decidiu apostar na candidatura do Médico e Vereador Dr. Macedo, tendo como candidato a vice-prefeito Amarildo Santos, mais conhecido como "TCHÊ" do PRB.
Como era de se esperar, nesta campanha não faltaram manifestações eufóricas por parte de militantes e simpatizantes de partidos ou deste e daquele candidato, a rede social do Facebook, ao invés de criar novas amizades, destruiu algumas, por falta de argumentos e um forte apelo à baixaria na defesa de candidatos, principalmente, os da majoritária, (eu particularmente tive que excluir dois "amigos" do meu facebook, por apelarem para baixarias e partirem para ofensas pessoais pautadas em boatos falsos et...), a verdade é que nem todos que se intitulam IMPARCIAIS, são exatamente imparciais e isso verificamos pelo procedimento em postagens, seja em rede social ou em blogs; a exemplo das outras campanhas já acontecidas em Belterra, há inclusive os que já se consideram "ELEITOS" (posicionamento mortal em política), uso de panfletagem, carros-sons que não respeitaram as Leis no que se refere a prédios públicos, Igrejas etc...e o que se ouviu foi muita falta de criatividade em jungles de muitos candidatos a vereador.
Enfim, amanhã será 7 de outubro, e mais uma vez nós eleitores belterrenses escreveremos mais uma página de nossa história política, e após o resultado  eu volto pra registrar o primeiro, o segundo e o terceiro colocado nesta disputa..uma coisa me atrevo a "especular", será um resultado que surpreenderá muita gente, em se tratando da ordem de chegada.