Páginas

terça-feira, 27 de março de 2012

SESSÃO NA CÂMARA: VEREADOR BETÃO RECLAMOU POR SEU NOME NÃO ESTAR EM PLACA DE INAUGURAÇÃO

Com a presença desta vez de todos os 9 Vereadores, a Sessão ordinária ocorreu na manhã de terça-feira 27 de março, tranquila e calma..mas o Vereador Ernesto Domingues (PMDB), o Betão, que assumiu a vaga da ex-vereadora Zelma, reclamou que em uma das Escolas recém-inauguradas, onde o requerimento foi de sua autoria, não estava seu nome incluído na placa, juntamente com as demais autoridades, e apesar de ter afirmado que não iria mais , apresentar nenhum requerimento, voltou atrás e disse que vai solicitar a retirada da placa de lá , por que falta um detalhe muito importante seu nome.. (comovente discurso!), Betão dsse repetidas vezes que "entregou" a SEMOVI de volta ao Governo, porém, os Vereador Ademar disse que conversou com o Secretário Clésio (INDICADO PELO BETÃO) pela manhã, ou seja, ficou a dúvida,  ele entregou ou não?

MICO DISSE QUE NÃO VAI ENTREGAR SECRETARIA NENHUMA DE VOLTA AO GOVERNO
Isso mesmo! mesmo depois da "ordem" de Helder Barbalho, que a propósito nem vota em Belterra, dizer para o PMDB ( não sabemos quais dos PMDBs que há em Belterra), entregar as secretarias ao Governo, pois terão candidatura própria à Prefeitura de Belterra este ano, o Vereador Edimilson, o Mico, disse que vai continuar parceiro do Governo, e não vai entregar o órgão que está ao seu comando (DEMUTRAN?) mesmo que seja expulso do seu partido. Mico sabe que a estratégia do PMDB é lançar candidaturas próprias em todos os municípios do Tapajós e do parazinho, para preparar a candidatura de Helder ao Governo do Estado em 2014, e Mico sabe também, que não recebeu ajuda de ninguém em sua campanha em 2008, nem agora, por isso sua decisão em manter a aliança, ou seja, continuar com quem lhe ajuda;

sexta-feira, 23 de março de 2012

FIM DE SEMANA COM INAUGURAÇÕES EM BELTERRA

                                                     (foto da entrada de Belterra - TREVO)

A SEMED, Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto estará realizando as seguintes inaugurações:

dia 23/03 sexta: Escola Municipal de Ensino Fundamental São Francisco, Comunidade Nova Canaã km 140 da BR 163

dia 24/03 sábado: as 17 hrs, 3 salas de aulas da E.M.E.F Frei Fabiano, na Comunidade de Amapá, km 34 da BR 163
 dia 25/03 domingo as 17 hrs, 3 salas de aulas da E.M.E.F Santa Filomena, Comunidade de Prainha, Rio Tapajós

VEREADORES: AGORA É CADA UM POR SI


O clima "harmonioso" entre os nobres edis do Legislativo belterrense, parece que já encerrou seu mandato. Sempre em ano eleitoral, as Sessões ordinárias tornam-se raras,em virtude de cada vereador, que intenciona uma reeleição, concentra-se mais necessariamente na busca, ou confirmação de seus eleitores, e para isso, passam a percorrer os quatros cantos do Município, deixando assim, suas cadeiras vazias nas manhãs de terças-feiras, dia das Sessões Ordinárias em Belterra. O grupo "coeso" que trabalhou para afastar o Vereador do PT Irmão Ademar da Presidência do Legislativo, e para a CPI da Secretaria de Saúde, e cassação da Vereadora Zelma, em 2012, voltou suas atividades já com prioridades contrárias ao que aparentava no final de 2011;pois, enquanto alguns apoiaram a permanência da Vereadora Nilda Paixão (PSD) na Presidência, outros 3 manifestaram-se a favor de uma nova eleição; e na Sessão posterior, dois que votaram pela permanência da atual Presidente, retiraram seus votos e passaram a compor o G5, que agora é quem decide quando haverá ou não quórum para a realização de uma Sessão ordinária ou extra-ordinária; e hoje o PMDB detém duas Secretarias, a SEMSA (SAÚDE) E SEMOVI (INFRA-ESTRUTURA), e o PP de Reginaldo Lobo, está n o comando da SEMTEPS (ASSISTENCIA SOCIAL), onde inclusive vem recebendo elogios pelo atendimento , por parte dos beneficiários dos programas sociais; ou seja, os mesmos que reclamavam da gestão de Amarildo dos Santos (PRB) agora elogiam a de Roberto Lobo. A verdade  é, que de uma forma ou de outra, não veremos mais  a harmonia visível na foto acima, e de agora em diante, aqueles que puderem ser candidatos, não perderão mais tempo à procura de apoio para voltarem àquela Casa para um mandato de mais 4 anos, mas podemos adiantar, que pelo que já ouvimos de muitos eleitores; ENTRE OS MORTOS E FERIDOS, NÃO ESCAPARÃO TODOS!!

quarta-feira, 21 de março de 2012

JAMARAQUÁ, Artesanato e Cultura do Tapajós


Demonstração do preparo da borracha,para confeccção de diversos produtos artesanais - Borracha do látex da seringueira - Folha Semi Artefato -F S A, é resultado de um Projeto de  inserção de Tecnologia da Borracha na Amazonia (TECBOR). este trabalho  recebe apoio técnico do Instituto de Estudos Integrados Cidadão da Amzônia (INEA) Contato Rosenilda Rodrigues (93) 9167 9615

sábado, 17 de março de 2012

NOTÍCIAS DA CÂMARA

 (Câmara de Belterra,em dezembro do ano passado,qualquer semelhança com a época da DITADURA é mera coinscidência)


A atual legislatura iniciou com os seguintes partidos representados: PMDB (4 vereadores) DEM (2 vereadores) PT (2 vereadores) e PP (1 vereador), e atualmente está assim PMDB (com 4 vereadores, só que no lugar de Zelma está Ernesto Domingues o Betão, que não conseguiu sua reeleição em 2008,mas ficou na primeira suplência) DEM (mantém os 2) PT (01 vereador Irmão Ademar) PP ( 01 vereador) e PSD ( 01  vereadora, a professora Nilda Paixão,que saiu do PT e é a atual Presidente do Legislativo)

Na Sessão de terça dia 13, Nilda afirmou que só irá consentir nova eleição para a presidência da Câmara mediante determinação da justiça.

VEREADOR BETÃO,O ÚNICO DO G5 A COMPARECER NA SESSÃO
quem imaginou que o G8 iria continuar firme e unido "para sempre", se decepcionou. Agora são 2 grupos,o G4 (Nilda,Malú,Laura e Macedo) e G5(Ulisses,Mico, Reginaldo,Ademar e Betão),e a Sessão de terça só ocorreu por que Betão, compareceu: mas desapareceu quando intentavam realizar uma EXTRAORDINÁRIA as11horas

MALÚ EXPLICOU-SE SOBRE A DENÚNCIA VEICULADA NA IMPRENSA
E disse ainda que já sabe quem pagou a matéria,sabe o número da placa do carro que foi à redação de um samanário santareno, e disse,que é INVEJADA por ser a única ali exercendo o terceiro mandatoconsecutivo de Vereadora
MALÚ PARABENIZOU BETÃO
 A vereadora democrata,parabenizou o vereador Betão pelas secretarias que ganharam do Governo e disse que com certeza agora "o problema de abastecimento de água será solucionado, já que estão administrando a SEMOVI"

A MÉDIA DE 2004 CONTINUARÁ
Segundo alguns especuladores políticos, seguindo a análise das duas últimas eleições para o Legislativo ( em 2004 retornaram os Vereadores Didico (in- memorian), Malú e Mico) e em 2008 retornaram Mico,Malú e Zelma),no máximo 3 vereadores podem alcançar a reeleição,enquantos que outros nomes poderão estreiar e outros retornar à Câmara Municipal. Segundo os entendidos, na primeira vez, o candidato é novidade,já na segunda, tem que dizer o que foi fazer lá e ser bem convincente, senão é "até nunca mais"


quarta-feira, 14 de março de 2012

CRIADA EM BELTERRA A COORDENADORIA DE DEFESA CIVIL

(Pousada e Restaurante SEREIA - em Aramanaí na enchente de 2009)Em virtude da expectativa de uma nova enchente nas regioes ribeirinhas, embora não na mesma dimensão da de 2009, segundo especialistas, faz-se necessária a atitivade de prevenção por parte das autoridades nas três esferas governamental, Federal, Estadual e Municipal. E neste sentido, estiveram reunidos na segunda dia 12 no Auditório da Cidadania na COPLAN, uma equipe da Defesa Civil do Estado, inclusive com a presença do Coordenador Regional, o Prefeito Geraldo Pastana e assessores, para a instalação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, instrumento necessário, para a captação de recursos federais, voltados para as situações de emergências. Após uma breve palestra sobre a importãncia da Coordenadoria, o Prefeito empossou os membros que estarão à frente do serviço no município, com a seguinte composição; Coordenadora Antonia Uchôa, Francisca Tayone (Secretária), Merciane Macedo (Técnica) e Aloísio Pereira no Serviço Operacional

sexta-feira, 9 de março de 2012

VEREADORA MALU DO DEMOCRATAS, ACUSADA DE FRAUDE
















A fraude contra o dinheiro público está sendo investigada no município de Belterra (PA) e também pelo INSS. Uma farta documentação foi encaminhada à nossa redação que aponta o recebimento ilícito de salário pela vereadora Maria de Lourdes de Sousa (Malú), do DEM. Ela teria recebido pagamento da Prefeitura junto com o benefício de auxílio doença da Previdência Social (INSS).
O caso teria ocorrido no ano de 2006. Ela teria requerido o benefício no mês de outubro de 2006. O valor do pagamento do INSS era de R$ 1.013,18. E ainda no mês de dezembro de 2006, a Vereadora estaria recebendo o pagamento da prefeitura de Belterra.
O caso já ronda nos bastidores da Câmara Municipal e já se fala na instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as irregularidades. Caso comprovada a fraude com o dinheiro público, a Vereadora deve retornar os proventos dos cofres municipais recebidos durante o período do auxilio de doença.
Cópias dos comprovantes mostram que a vereadora recebeu das duas instituições no mês 10 de 2006
A vereadora Malu faz parte da base de oposição ao prefeito Geraldo Pastana (PT) e já anuncia que tentará a reeleição para o Legislativo belterrense. Segundo informações de um tributarista, a vereadora Malu infringiu o artigo 46 da Lei nº. 8.213, de 24/07/1991. O caso vai ser apurado pelo INSS e se for comprovado que a Vereadora fraudou a instituição, terá que ser penalizada, conforme a Lei prevê.
Por: Alciane Ayres

PARABÉNS DIOMÉDIO BORGES

                                        (na foto: Priscila (bisneta), Diomédio e Ezequias (neto)

Hoje o patriarca da família Borges em Belterra,está de parabéns, pois chega aos 85 anos de idade,para a alegria de filhos,netos e bisnetos. Diomédio chegou em Belterra aos 12 anos de idade, e tão logo chegou, foi logo alistado na CFIB- Companhia Ford Industrial do Brasil.Foi também um destacado jogador de futebol (zagueiro) no Santa Cruz e outros clubes.Hoje é servidor público aposentado, evangélico,membro da Assembleia de Deus,  e tem como esposa Iracema Xavier. Parabéns! e que Deus ainda nos conceda esse privilégio de estarmos juntos ainda por muitos anos:

Filhos: Nelson Borges, Lúcia Borges, Raimundo Nonato Borges(Louro da ótica Veja),Edilson Borges, Socorro Borges e Conceição Borges  (in memorian Raimundo Borges (O BORGES) e Professora Maria  Borges (A BORGES)

quinta-feira, 8 de março de 2012

COMO SURGIU O DIA INTERNACIONAL DA MULHER


O Dia Internacional da Mulher é comemorado no dia 08 de março. É uma data comemorativa para a celebração dos feitos econômicos, políticos e sociais que foram alcançados pela mulher.
A proposta do dia internacional da mulher foi iniciada na virada do século XX, durante o processo de industrialização e expansão econômica, que levou a grandes protestos sobre as condições de trabalho. As mulheres empregadas em fábricasde vestuário têxtil foram protagonistas de um desses protestos em 08 de março de 1857 em Nova Iorque. O protesto requeria melhores condições de trabalho e salários mais altos.
Porém o que levou mesmo a essa data ser comemorada mundialmente foi a tese do incêndio provocado na fábrica da Triangle Shirtwaist, que também ocorreu em Nova Iorque, em 25 de março de 1911. Onde foi registrada cerca de 146 mortes. Segundo relatos, cerca de 129 trabalhadoras foram trancadas e queimadas vivas. O incêndio da fábrica Triangle, é até hoje, o pior incêndio da história de Nova Iorque.
Depois desse episódio, muitos outros protestos foram feitos, e um que se destacou foi o de 1908, onde 15.000 mulheres marcharam sobre a cidade de Nova Iorque exigindo a redução da carga horária, melhores salários e o direito de voto. Sendo assim, o primeiro Dia Internacional da Mulher seguiu-se em 28 de fevereiro de 1909 nos Estados Unidos após uma declaração do Partido Socialista da América. Em 1910 ocorreu a primeira conferência internacional sobre a mulher em Copenhague, dirigida pela Internacional Socialista, e assim, o Dia Internacional da Mulher foi estabelecido.

ACIDENTE : CARRO DO STTRB CHOCA-SE COM UM CAMINHÃO

                                              (Caminhonete L 200 do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Belterra)

Hoje pela manhã, aconteceu em Belterra, mais precisamente no cruzamento da Rua Piquiá com a Felizberto Camargo um acidente envolvendo um caminhão de carroceria e uma caminhonete pertencente ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Belterra, deixando duas pessoas feridas, ( o Sr. Manoel, conhecido como "FACA" , tesoureiro do STRB, e a competente enfermeira Gleidciane Lebre Bezerra, mais conhecida como "ANE". Segundo informações, os dois passam bem, e os tranportes envolvidos já estão no pátio da Delegacia de Polícia local, para as providências cabíveis. O acontecimento chamou a atenção de populares, que rapidamente chegaram ao local, e  a causa ninguém soube informar o certo. Nossos votos de que ambos se recuperem o mais rápido possível.

quarta-feira, 7 de março de 2012

OBREIROS DA ASSEMBLEIA DE DEUS EM CAJUTUBA

Dia 3 de março de 2012,aconteceu na Congregação da Assembleia de Deus em Cajutuba- Rio Tapajós - a primeira reunião itinerante de obreiros da denominação de Belterra. Sob a liderança do Pastor Antonio Luiz,24 membros do Ministério local participaram do encontro, que obteve a aprovação por uanimidade do novo sistema de reuniões. A cada dois meses, no primeiro sábado, acontece a reunião de obreiros,onde são tratados assuntos concernentes as atividades da Igreja,como, evangelismo,missões, assistência social,construção de templos e ainda estudos bíblicos direcionados aos líderes. Apróxima reunião acontecerá na Congregação do Trevo de Belterra, dia 05 de Maio

JAMARAQUÁ:PRIMEIRA MOSTRA DE PRODUÇÃO DE LAMINAS E ARTESANATO DE LÁTEX

                                                  (Vista do Rio Tapajós no Jamaraquá)

Instituto de Estudos Integrados Cidadão da Amazônia (INEA)
Associação de Moradores da Reserva Extrativista de Jamaraquá (ASMORJA)

Convidam Vossa Senhoria a participar da Primeira MOSTRA DE PRODUÇÃO DE LAMINAS E ARTESANATO DE LÁTEX DA SERINGUEIRA DA COMUNIDADE DE JAMARAQUÁ, na Floresta Nacional do Tapajós (FLONA do Tapajós)- Belterra (PA)

O evento visa apresentar a Unidade de Produção e Secagem de Borracha e os produtos desenvolvidos com as diferentes laminas de látex advindas do extrativismo da seringueira na comunidade.

09 de março de 2012
Jamaraquá  - FLONA Tapajós - Belterra (PA)
09:30h

APOIO: UNIÃO EUROPEIA- FAO fiat panis -PROJETO BR 163- UNB - MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE - GOVERNO FEDERAL


Nota do Blog: Estaremos lá,se Deus quiser, para registrarmos e postarmos o evento

SEMTEPS; SAI AMARILDO,ENTRA ROBERTO LOBO

                                             Ex- Secretário Amarildo dos Santos (PRB)

Amarildo Santos assumiu a SEMTEPS quando ainda era do PSB,depois filiou-se ao PR  e em seguida no PRB. Na terça dia 06, despediu-se dos servidores da Secretaria de Trabalho e Promoção Social, e agradeceu a todos que lhe ajudaram no decorrer de sua gestão. Os beneficiários dos programas sociais como o Bolsa Família, PETI,PRÓ-JOVEM etc...é quem podem avaliar como foi o trabalho do ex-Secretário,que segundo comentários, é pré-candidato a Prefeito, pelo seu partido;em sua administração contou com os assessores diretos Enoque Pedroso e Mirasselva,que também é pré-candidata a Vereadora.
Já na manhã de 7 de março ,foi empossado como novo titular da pasta Roberto Lobo, popularmente conhecido como Betão,sobrinho do Vereador Reginaldo Lobo do PP. Roberto, já foi servidor público municipal,no governo do PMDB na SECTUMA hoje SEMAT, e na administração do atual prefeito,como auxiliar administrativo do Conselho Tutelar,e atuou também como reporter fotográfico do Jornal A Corrente,em sua segunda fase (2002 a 2005). Roberto é o 11º a ocupar o cargo que já teve como titulares,Suely Santos, Eloneida Fonseca, Luis Andrade, Nilda Paixão, Amanda Torres, José Nicanor, LaércioPaz, Marlice Matos, Raimundo Dias e Amarido dos Santos

Jonas Palheta,(Presidente do PP), Prefeito Geraldo Pastana e Roberto Lobo,o Betão,novo Secretário

terça-feira, 6 de março de 2012

VEREADORA LAURA MOTA: MANTÉM SEU APOIO À NILDA NA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA

Laura Mota (PMDB), Vereadora que exerce seu primeiro mandato, e que no mês passado teve seu nome divulgado em alguns meios de comunicação, como cotadíssimo para assumir a vaga de Presidente da Câmara Municipal de Belterra, por ser vista como o ponto de equilíbrio, na crise que passou a rondar o Legislativo belterrense desde o final do ano passado, apoiou a permanência da Vereadora Nilda Paixão do PSD no cargo deixado por Ademar Sanches (PT), e na Sessão de terça dia 06 de março, afirmou, que apesar de su partido o PMDB ter tomado um posicionamento contrário, " Mantenho meu apoio à Vereadora Nilda e não volto atrás, mesmo sabendo que posso ser alvo de punição em meu partido, mas não estou aqui para lutar por interesses pessoais e sim realizar um trabalho em prol do povo que me elegeu, o povo belterrense, e continuarei com minha postura até o final de meu mandato". Laura disse ainda, que seu nome foi cogitado semanas atrás, para o cargo de Presidente do Legislativo, em virtude de algumas situações delicadas, como por exemplo, a acusação ao Vereador Ademar Sanches do PT de improbidade administrativa, as pendências no mesmo sentido em realação aos ex-presidentes Edimilson Pedroso, o Mico e Reginaldo Lobo, que são alvos de ações na Justiça, e pelo fato de Betão, também do PMDB, na época ser apenas suplente de vereador; mas a Presidencia, segundo Laura, estava agora em boas mãos e mesmo que venha a sofrer retaliações dos dirigentes de sua legenda partidária, não retirará seu apoio á atual Presidente. Laura desabafou ainda, que em campanha nunca usou de deslealdade com seus companheiros de partido, quando alguns deles até espalharam boatos na região do Tapajós de que sua candidatura estaria impugnada, o que a deixou estarrecida, mas nem por isso agiu de má fé em nenhum momento com seus companheiros. Laura e a Vereadora Malú do DEM, ao lado de Nilda Paixão, eram as componentes da Mesa Diretora na Sessão desta terça.

VEREADORES QUEREM ELEIÇÃO PARA PRESIDENTE DA CÂMARA

na foto: Vereadores  Mico, Ulisses, Betão(PMDB) Reginaldo (PP) e Ademar Sanches (PT)
                                                    (Vereadora Nilda do PSD- atual Presidente da Câmara)
Na Sessão de terça-feira 28 de Fevereiro, a Vereadora Nilda Paixão que é do PSD (mas já foi do PMDB, PPS, PFL, E PT), foi confirmada por ACLAMAÇÃO de 5 Vereadores (Laura, Mico, Betão, Macedo e Malú) no cargo de Presidente da Câmara Municipal, em virtude da vacância em decorrência da renúncia do ex-Presidente Ademar Sanches (PT); os demais parlamentares , Vereadores Ulissses Alves (PMDB), Reginaldo Lobo (PP) e Ademar Sanches (PT), não apoiaram os demais, por concordarem que o certo seria uma nova eleição de forma democrática, para o mais alto cargo daquela Casa de Leis. Já na Sessão de hoje terça dia 06 de março, alguns posiocionamentos foram modificados e 5 Vereadores entraram com documento solcitando que seja realizada a eleição para escolha da Presidencia do Legislativo, e inclusive o Vereador e ex-Presidente Mico do PMDB, pediu desculpas e anunciou, que emvirtude de decisão de sua legenda partidária, estava retirando o apoio à atual Presidente, e endossando com os demais a solicitação, para que seja  mesmo realizada a eleição; O Vereador Reginaldo Lobo do PP, pediu à Presidente Nilda Paixão, que usasse de bom senso e confirmasse seu lado democrático, atendendo à solicitação e que executasse o processo de eleição; já o Vereador Dr. Macedo do DEM, teceu elogios à Vereadora Nilda e aconselhou, que se for mesmo viável o processo eleitoral, que ela e  a mesa renuncie para não se envolver "na lama", "pois o que está por vir, não é nada bom, para a população belterrense". Em seu pronunciamento final, Nilda cumprimentou as lideranças de Partidos Políticos ali presentes e disse que se perder a Presidência, sairá de cabeça erguida, mas não compartilhará com negociatas nem de acordos políticos.Se houver a eleição, e o grupo de 5 vereadores lançarem seu candidato e o elegerem, a Vereadora Nilda baterá um novo recorde, passará a ser a Presidente com o período de mandato mais curto da história do Legislativo belterrense. Este é mais um episódio da Série "ÉRAMOS OITO"

sexta-feira, 2 de março de 2012

INÍCIO DAS AULAS NA SANTO ANTONIO SEGUNDA FEIRA DIA 05

( Foto: Antigo prédio da Escola Santo Antonio)

O rítmo de trabalho está acelerado na construção do novo prédio da Escola Santo Antonio, e os trabalhadores estão inclusive, trabalhando a noite; tudo isso para que , pelo menos 4 salas de aulas estejam prontas até segunda feira , para o início das aulas dos alunos daquele educandário. Hoje, foi inaugurada a Escola Divina Providência na Comunidade Ribeirinha de São Domingos

Gerson Oliveira - Primeiro Presidente da Câmara Municipal de Belterra

Liderança da "Vila 129", conhecida como Bode, Gerson Oliveira , apoiado pela maioria absoluta dos moradores dali, lançou sua candidatura a Vereador pelo PMDB em 1996. Na época, o mais votado foi o Vereador José Alexandre, também pelo PMDB,  e Gerson ficcou entre os mais votados. No dia da posse, 01 de janeiro de 1997, conseguiu sua eleição à Presidencia do Legislativo por unanimidade de seus colegas, incluindo os dois vereadores do PT Antonio Almada e Raimunda Lúcia. O trabalho do primeiro Presidente, foi estruturar a Câmara, e colocá-la em funcionamento; o Secretário era o belterrense Paulo Pasquinho, e o instrumento era uma máquina de datilografia; não havia os gabinetes dos Vereadores, apenas do Presidente e da Secretaria; Gerson contou na Mesa Diretora, como 1º Secretário: Vereador Sérgio Corrêa e 2º Secretário Vereador Edimilson Pedroso, ambos do PMDB,  e sua gestão foi no biênio 1997-1998, e como  um dos destaques de sua gestão , foi a LEI ORGÂNICA do Município de Belterra....Gerson foi substituído pelo Vereador Raimundo Ribeiro, o Didico, que já não teve unanimidade, e apenas 5 dos 9 votos, como veremos a seguir

quinta-feira, 1 de março de 2012

SERÁ QUE TEREMOS EM BELTERRA ALGUM CANDIDATO "TIRIRICA"?

Deputado Federal mais votado nas eleições de 2010, foi submetido à uma "prova", para mostrar ao Brasil, que sabia ler e escrever.é certo que tal pressão, foi encabeçada por "caciques" da política brasileira, que não gostaram de sua candidatura e de sua eleição, pois o humorista deixou para trás, muitos que pretendiam chegar ao Congresso Nacional, com "invejáveis currículos" na bagagem. Na Bela Terra, em conversas com várias pessoas, uns comentam que não votariam em candidatos analfabetos, mas tem gente que nem sabe assinar o nome direito e já diz por aí que será candidato a VEREADOR...tudo bem, se fizer a PROVA se for eleito, mas uma coisa deve-se pensar: se alguém com pouca ou nehuma instrução almeja uma das 11 cadeiras do Legislativo belterrense, será por que estão decepcionados com os "entendidos" que atualmente exercem mandatos???? será???