O Município de Belterra, Estado do Pará, está localizado na Mesorregião do Baixo Amazonas e na Região Metropolitana de Santarém. O acesso ao município é realizado por via fluvial, através do rio Tapajós ou rodoviário, pela Rodovia BR-163.
O município de Belterra possui uma área territorial de 4.398 Km² que está dividido em área urbana e área rural. A área urbana detém 10% (439,8 Km²) do território municipal e área rural detém 90% (3.958,2 Km²). Estes 90% da área rural está distribuído da seguinte forma: 70% Floresta Nacional do Tapajós (FLONA), 10% Área de Preservação Ambiental do Aramanaí (APA) e 10% corresponde as áreas no eixo da BR 163.
O clima dominante na região é quente e úmido, típico das áreas de florestas tropicais, sem grandes variações de temperatura.
Os solos predominantes do município são Latossolos Amarelos, Podzólicos Amarelos e as Areias Quartzosas, que se caracterizam por serem profundos a muito profundos. Em toda a Amazônia é possível encontrar manchas de solo com um horizonte superficial espesso e de coloração preta ou marrom escura; Tais solos são comumente conhecidos como Terra Preta de Índios – TPIs, e na região de Belterra-PA, verificou-se que o húmus nas TPIs é da ordem de seis vezes mais estável à decomposição que o húmus do Latossolo.
O rio Tapajós é a via de maior importância para o desenvolvimento econômico da região, através do escoamento de produtos nela gerados, pela utilização de pequenas, médias e até grandes embarcações.
Na Vegetação, Belterra possui características próprias no que se refere à diversidade da flora, fauna e dos recursos naturais renováveis, constituindo de ecossistemas complexos com grande interdependência entre as espécies animais e vegetais, representando a maior parte do Município concentrado na Floresta Nacional do Tapajós. Porém, com a introdução da agricultura comercial em grande escala, houve mudanças do uso do solo e com significativa substituição das florestas por outros tipos de coberturas, tais como pastagens ou grandes áreas para o cultivo da monocultora, alterando drasticamente o meio ambiente natural.
O município possui uma população assistida de 16.390 habitantes, dos quais 60% residem na área rural 40%residem na área urbana, conforme dados IBGE- ano 2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário